O dia a dia de todos nós. Os fatos que ocorrem. O exercício da cidadania. A qualidade das relações humanas. Educação, que gera respeito para que o cidadão exija seus direitos e cumpra seus deveres.
sábado, 5 de maio de 2012
Mas, afinal, o que é cidadania?
Continuo achando que a maioria dos brasileiros não tem a noção exata do que é ser cidadão. Não acreditam? Então saiam às ruas e prestem atenção nas relações, nos comportamentos das pessoas entre si. Seja nas calçadas, no trânsito, nos meios de transporte, nas filas, enfim, em qualquer situação do dia a dia. No geral, a falta de respeito impera. O mais comum é a exigência de direitos e o esquecimento do cumprimento dos deveres como cidadão.
Mas, quem sou eu para querer explicar o que é cidadania? Deixo por conta dos governos, que só fazem campanha sobre o assunto quando as eleições se aproximam ou por ocasião dos grandes campeonatos de futebol em que o Brasil se faz presente.
"Seja cidadão, exerça o seu direito. Vote". Geralmente é assim que a coisa vai sendo enfiada pelas cabeças. O restante, o respeito que deve se fazer ouvir e ver pelas ruas entre as pessoas, é ignorado ou não observado. Há uma frase velha que diz: "o direito de cada um termina, quando começa o direito do outro". Mas isso parece ser bobagem, na terra do "manda quem pode, obedece quem tem juízo" ou do "sabe com quem está falando?". Até onde entendo, Democracia é algo que deve ser norteado pelo respeito mútuo. Respeito, deveria ser a palavra de ordem para uma convivência harmônica num país plenamente desenvolvido.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário