O dia a dia de todos nós. Os fatos que ocorrem. O exercício da cidadania. A qualidade das relações humanas. Educação, que gera respeito para que o cidadão exija seus direitos e cumpra seus deveres.
sábado, 22 de fevereiro de 2014
A relação humana e os dias atuais
Acredito que o mais importante da vida é a relação humana. Infelizmente, nos tempos atuais e modernos, a afetividade está em baixa. As demonstrações de afeto, amor e carinho são agora praticamente "virtuais". Parece que ninguém mais tem tempo de olhar no olho, na cara do outro e conversar francamente, como antes se fazia com os amigos do coração.
Aceito esse negócio de contato virtual porque tenho que acompanhar o mundo, a sua evolução. Exerço a atividade de Comunicação. Todavia não comungo com esse tipo de comportamento ao extremo. Tolero o contato virtual somente por conta da distância física que podemos estar das demais pessoas. Mas, mesmo assim existe o telefone. Ouvir a voz é importante. A gente sente mais a pessoa, a energia que emana dela. A emoção que pode estar contida na voz. E ninguém é tão pobre assim, que, eventualmente, não possa fazer uma ligação. A internet é importante para a comunicação, para a transmissão de dados, porém é um instrumento frio quando se trata de passar o afeto. Até porque, por intermédio dela, as pessoas podem se enganar ou cometer enganos. Ou seja, nem tudo que parece o é de verdade. No contato virtual, a gente pode “fazer tipo”, pode dizer o que não está sentindo realmente.
Sei também que, os que já nasceram e nascem sob esse manto virtual, jamais irão compreender o que aqui está sendo dito. Vão achar brega, vão achar um horror, vão achar uma merda velha. O mundo de hoje é o da cara na tela do computador, é o da cara enfiada na tela e no teclado de um celular. E, assim, ninguém olha pra mais ninguém. Nem para os seus familiares mais próximo. Até para paquerar, namorar, transar, já se busca pelo mundo virtual. Por mim, tudo está bem, pelo fato de que já vivi e tenho vivido outras experiências, que juntei a essa mais atual. Mas eu, e sei que outras pessoas, nós tivemos a felicidade de receber e dar o verdadeiro calor humano e afeto, mesmo que tenham ocorrido contratempos e nem tudo tenha tido sempre ótimos resultados. Entretanto, houve sim, emoção, sentimento que veio se modificando ao longo dos anos.
É fato que as pessoas estão se distanciando cada vez mais. Penso que em geral, elas estão voltadas para o seu mundo próprio, envolvidas com seus problemas ou mesmo alegrias. Trocar idéias, pensamentos, passar um sentimento, humano de verdade, bom, adiante, é coisa muito difícil hoje em dia. Sei que posso parecer estranho ao falar sobre isso. E falo isso apenas levando em conta aquelas pessoas que estão mais próximas de nós e com as quais deveríamos formar um grupo verdadeiramente unido simplesmente pelo ato de gostar ou de amar. No entanto, isto é utopia, pois estamos vivendo uma época em que o tempo parece ter se esgotado ou está quase assim. As pessoas estão correndo, têm pressa. Aonde estão indo? Não sei.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário