sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Imagine uma vida bem melhor...

Que melhor seria esta vida, sem os problemas do Oriente Médio, sem as questões da faixa de Gaza e as de gaze para enfaixar os feridos de guerra ou das balas perdidas que pairam sobre o nosso Brasil. Ou os feridos que sobram da nossa violência do trânsito.
Que ótimo seria se não houvesse a zona de convergência do Atlântico Sul para encher grandes regiões brasileiras, de nuvens pesadas, que caem em chuvas torrenciais para inundar inúmeras cidades e provocar mortes e problemas. Mais do que já temos.
Que bom seria viver mais intensamente e sem preocupações, se hoje tivéssemos a certeza absoluta de que nossos vôos comerciais seguem seguros pela imensidão do céu. Que os aviões não partem mais com aqueles atrasos imensos.
Seria um viver maravilhoso se saíssemos pelas nossas estradas, sem o risco de quebrar a cara e o resto também. Se essas estradas não tivessem buracos, fossem perfeitamente sinalizadas e os motoristas que por elas passam, fossem responsáveis, educados civilizadamente e não cometessem aqueles atos insanos ao volante, que já se tornaram tão comuns pelo país afora. Pura falta de educação e do resto. Falta de noção.
Como seria bom se a maioria da população enxergasse, entendesse melhor um jeito de viver melhor. Que tivesse uma cultura mais próxima do civismo e do verdadeiro respeito ao semelhante.
Viver seria um ato de qualidade se houvesse educação adequada a todos. Saúde em primeiro lugar. Que grávidas não precisassem dar à luz em cima de uma mesa de recepção de um hospital, auxiliadas por um parente. Que houvesse humanidade e responsabilidade para com o socorro de quem pagou impostos para tal.
Uma montanha de coisas seria verdadeiramente melhor SE... Embora toda essa porcaria que está por aí não invalide o ato de viver. Ao contrário, é preciso sentir muita vontade de viver, para a tentativa de se deixar um legado melhor.
De qualquer modo, nem tudo está perdido. Há dias, um denominado “grande líder” mundial já caiu fora. Deu lugar a outro. Esperanças se renovam, porque sobre determinados líderes que aparecem, a gente não tem o que dizer e mesmo o inferno deve estar cheio deles.
Aqui, ali, ou acolá, por esses barris de pólvora que explodem a todo o momento em todo o mundo, a gente só pode mesmo é sentir pena. E escolher novos caminhos que apontem para um futuro melhor. Vai depender sempre de cada um de nós, pois qualquer ser vivente neste planeta tem o seu valor, por mais humilde que seja, Mesmo que pense que não tem. O problema todo é aquela falta de visão. Ou de humildade em demasia, ou de ignorância em demasia.
Mas, pelo menos um já se foi. O duro é a gente imaginar quantos ainda restam para cair fora.
Por isso, é importante curtir bem a vida, porque ela passa rápido. Mas por que não, jogar fora o excesso daquele egoísmo muito comum em nós, humanos, e pensar um pouco mais nos filhos, nos netos, nas gerações que estarão por vir?

Nenhum comentário: