O dia a dia de todos nós. Os fatos que ocorrem. O exercício da cidadania. A qualidade das relações humanas. Educação, que gera respeito para que o cidadão exija seus direitos e cumpra seus deveres.
sábado, 7 de setembro de 2013
07 de setembro de 2013
MAIS UM DIA DA "PÁTRIA". QUE ASSIM COMO TODOS OS DIAS DISSO OU DAQUILO, DEVERIA SER COMEMORADO SEMPRE PELOS CIDADÃOS BRASILEIROS. TODOS OS DIAS SÃO OS DIAS DE TUDO DA VIDA DA GENTE. MAS, LEMBRANDO O 7 DE SETEMBRO, NÃO DEIXA DE SER UMA DATA QUE DEVERIA SER COMEMORADA MUITO, PELA LIBERDADE DE UM POVO, COM O SENTIMENTO DE PATRIOTISMO. HÁ POVOS QUE ESTUFAM O PEITO QUANDO FALAM DE SEU PAÍS. E NÓS, SOMOS ASSIM? ESTUFAMOS NOSSO PEITO PARA DEMONSTRAR TODO O ORGULHO POR TERMOS NASCIDO NUM PAÍS QUE OFERECE QUALIDADE DE VIDA AOS SEUS FILHOS? QUE OFERECE EDUCAÇÃO EM ABUNDÂNCIA E COM A QUALIDADE DEVIDA? QUE OFERECE A SAÚDE, O TRANSPORTE DE MASSA EFICAZ PARA OS TRABALHADORES SE LOCOMOVEREM NO DIA A DIA? ENFIM, NÃO VOU DAR RESPOSTA A ESSAS PERGUNTAS. CADA UM QUE PENSE E REFLITA SOBRE TUDO ISSO QUE GIRA AO SEU REDOR. MAS, DEIXO A PERGUNTA: COMO NASCE O VERDADEIRO SENTIMENTO DE PATRIOTISMO NO CORAÇÃO DE CADA CIDADÃO? SIM, PORQUE DIZER PATRIOTISMO É UMA COISA, SENTIR É OUTRA BEM DIFERENTE.
ENTRE OUTRAS COISAS, SER PATRIOTA É DEFENDER SUA PÁTRIA NÃO APENAS EM RELAÇÃO AOS LÁ DE FORA, MAS TAMBÉM PODER LUTAR INTERNAMENTE POR UMA VIDA MELHOR DENTRO DE SEU PAÍS.
TEMOS AQUI MUITAS COISAS BOAS CERTAMENTE, MAS TAMBÉM TEMOS MUITAS COISAS AINDA RUINS PARA A VIDA DO COTIDIANO. TALVEZ ATÉ MAIS COISAS RUINS, SE COMPARARMOS COM COISAS BOAS EXISTENTES NOS PAÍSES BEM CIVILIZADOS.
DIANTE DOS SÉCULOS QUE JÁ SE FORAM PARA O PASSADO, PODEMOS ATÉ DIZER QUE NOSSA INDEPENDÊNCIA AINDA É MUITO RECENTE. NÃO COMPLETOU AINDA 200 ANOS DE PROCLAMADA.
NO DIA DE HOJE, ESCUTANDO E LENDO ENTREVISTAS DE HISTORIADORES SOBRE O ASSUNTO, SÓ PUDE COMPROVAR O QUE JÁ IMAGINAVA, OU SEJA, QUE, O QUE APRENDI NA ESCOLA INICIALMENTE, NÃO FOI BEM FIEL AO ATO HISTÓRICO. PARECE QUE FANTASIAR OS FATOS É ALGO QUE AINDA PERMANECE EM NOSSA CULTURA.
ENFIM, AGORA ALGUNS HISTORIADORES DIZEM QUE D.PEDRO I CONSIDEROU O BRASIL OFICIALMENTE INDEPENDENTE NO DIA 12 DE OUTUBRO DAQUELE MESMO ANO, DATA EM QUE FOI ACLAMADO O PRIMEIRO IMPERADOR DO BRASIL. E QUE O ATO ÀS MARGENS DO IPIRANGA (E QUE TAMBÉM NÃO GARANTEM QUE TENHA SIDO LÁ), NÃO FOI AQUELA COISA POMPOSA COMO ATÉ É MOSTRADA EM PINTURAS POSTERIORES À ÉPOCA. DIZEM QUE NÃO HAVIA MUITA GENTE AO REDOR DE D.PEDRO E QUE ELE ESTAVA VIAJANDO COM UMA TREMENDA DOR DE BARRIGA ENTRE SANTOS E SÃO PAULO. DE REPENTE, SE ASSIM FOI TÃO SIMPLES O ATO, O BRADO NÃO CHEGOU A SER UM BRADO, UM GRITO. NÓS NÃO ESTÁVAMOS LÁ, A BEM DA VERDADE PARA CONFERIR. FOMOS ENSINADOS DEPOIS. D. PEDRO, APESAR DE IMPERADOR, TAMBÉM FOI UM SER HUMANO COM TODOS OS PROBLEMAS FISIOLÓGICOS NORMAIS A QUALQUER UM. SERÁ QUE O GRITO FOI UM GRITO DE DOR, DE CÓLICA DE DOR DE BARRIGA? MAS, EM NOSSA CULTURA DA APARÊNCIA ACIMA DE TUDO, UM IMPERADOR JAMAIS PODERIA MANIFESTAR PUBLICAMENTE QUE ESTAVA A QUASE SE ESVAIR DE NECESSIDADES. MAS, MEUS AMIGOS, SEJA QUAL TENHA SIDO O CENÁRIO DO ATO GLORIOSO PARA O BRASIL, O IMPORTANTE É QUE NAQUELE MOMENTO NOS LIBERTAMOS DA FASE COLÔNIA DE PORTUGAL.
E AGORA, PASSADOS TANTOS ANOS, SÓ NOS RESTA QUE SEJA, UM MÍNIMO DE PATRIOTISMO PARA QUE TRABALHEMOS NA MANUTENÇÃO DA LIBERDADE CONQUISTADA. E VEJO COMO PRIMEIRO PASSO, A NOSSA REEDUCAÇÃO, PARA QUE SAIBAMOS ESCOLHER MUITO MELHOR OS NOSSOS IMPERADORES GERAIS DO SÉCULO XXI. ABRAÇOS E FELICIDADES A TODOS OS CIDADÃOS BRASILEIROS.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário