quinta-feira, 21 de agosto de 2008

O maior problema do mundo


Quem não tem problemas a enfrentar na vida? Com certeza todo homem tem, toda mulher tem. Uns mais, outros menos, mas todos têm.
Parece ser inerente ao Homem ser rodeado de problemas. Estes, de todas as naturezas possíveis. Quem sabe, poderíamos até dizer que os problemas é que movem o mundo. Uma vida fácil talvez fosse sem graça. Não é à toa que se diz por aí que o roteiro das prostitutas é o caminhar pela difícil vida fácil.
E de problemas de saúde, de dinheiro, de relacionamentos, de segurança, de trabalho, etc, etc, vamos caminhando pela vida sem lenço e sem documento, como já disse uma vez o poeta Caetano Veloso.
E haja problemas. Quando já não bastam os nossos, particulares, surgem outros, maiores, para nos atormentar ou nos colocar assustados. Problemas coletivos como os de tráfico de drogas, terrorismo, de catástrofes e outros, e mais outros, que culminam com o problema maior do Aquecimento Global. Uma verdadeira cascata de problemas, que, ainda bem, conseguimos segurar na cabeça sem afogar de vez.
Por analogia podemos dizer que o Planeta Terra é um planeta de problemas, muitos dos quais já insolúveis. E por simples dedução, obviamente, o maior problema do Homem não é o Aquecimento Global, mas o próprio Homem. O maior criador de problemas de todos os tempos. Um “problemão” sobre a face da Terra, que ainda tem a coragem de afirmar que a “estrada e a curva são perigosas”, que a cobra é “venenosa”, que a chuva causou “estragos”. Aos que curtem a natureza, arrisco-me a dar um pequeno conselho: aproveitem ao máximo a sombra das árvores, a beleza das flores e dos pássaros, o visual das matas que ainda restam, enquanto isto for possível. E se isto for possível até o dia em que cairmos fora do planeta, não esqueçamos de agradecer ao Cosmos o privilégio.

Nenhum comentário: