quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Obrigado e cuidado para os ursos não te lamberem

Hoje somente vou agradecer. Dizer OBRIGADO a quem se dá ao trabalho de vir até este espaço e ler o que escrevo a título de refletir um pouquinho sobre a vida. Gostaria que as pessoas colocassem mais suas opiniões ou reflexões sobre o que quisessem, mas reconheço que não é muito fácil esse processo.
Não abordo assuntos ou faço determinadas colocações porque sou uma pessoa “certinha” ou “boazinha”. Aliás, odeio esses títulos. São verdadeiros tiros de misericórdia. É melhor um bom xingamento. Como eu mesmo faço em algumas ocasiões.
Sempre gostei de questionar algumas coisas. Talvez herança de meu pai. Provavelmente porque sou jornalista. Aceitar tudo como vaquinha de presépio nunca foi comigo. Alguns temas me fascinam e me envolvem. Até pisei um pouco no freio por conta de conselhos de alguns bons amigos. Afinal, por que enfartar, não é mesmo, se quem nasceu para encher o saco dos outros vai continuar enchendo até o final de tudo? Por outro lado, creio também que não podemos ficar com mordaça na boca. Não vim a este mundo somente para me divertir. Tenho certeza. E o trabalho não precisa ser grandioso, desses que se colocam placas com nomes.
Creio também que não vou mudar e que não vou conseguir mudar nada. Apenas idéias, trocadas, assimiladas e digeridas, é que podem formar uma nova consciência em qualquer grupo. É um trabalho conjunto. O mundo hoje, digamos, está um pouco “confuso”, para não dizer outra coisa que possa parecer pior. Por isso, reafirmo, mudanças para melhor não dependem de um ou dois, dependem de todos nós juntos. Que nem resultado de eleição. O problema é que é muita gente para reunir e unir.
Olhando para trás, não posso deixar de me lembrar de pensamentos dos grandes pensadores e escritores que passaram por este mundo. Exemplifico citando Platão, Sócrates, Aristóteles, para não falar de uma imensa lista. No Brasil, grandes escritores deixaram seus pensamentos. Ocorre-me a figura de Mário Quintana. As gerações mais antigas tiveram mais contato com esses nomes. Não sei dizer se os jovens hoje já ouviram pelo menos esses nomes. Converso com muitos jovens e ainda não os ouvi falar a respeito. Não sei se fico com pena ou se é aquela história do “novo que sempre vem”. Bem, cada um é cada um e vamos respeitar. Em todo caso, deixarei abaixo algumas citações interessantes desses autores. Um bom dia a todos, obrigado e tudo de bom por essa vida. Falando sério, tão curta e rapidinha. Até que poderia ser um pouquinho mais longa...Apesar dos pesares, é muito bom viver. Uma verdadeira viagem que pode ser muito legal!

Frases de grandes pensadores:

A vida que não passamos em revista, sem reflexão, não vale a pena viver. (Sócrates)

Só quem entende a beleza do perdão, pode julgar seus semelhantes. (Sócrates)

Pessoas normais falam sobre coisas, pessoas inteligentes falam sobre idéias, pessoas mesquinhas falam sobre pessoas. (Platão)

Se você anda repetindo muito “eu preciso tanto de você” ou “você é a razão da minha vida, cuide-se. (Aristóteles)

A Arte de Ser Bom
Sê bom. Mas ao coração prudência e cautela ajunta. Quem todo de mel se unta, os ursos o lamberão. (Mário Quintana)

2 comentários:

LNRodrigues disse...

Por incrível que pareça, precisamos mesmo ser freados com nossos pensamentos e ideais. As pessoas estão acomodadas em demasia e acham um tanto certo agir assim. Mas, quem somos nós para mudar? Questionamentos existem, porém todos preferem calar-se. Eu, particularmente, ando angustiada vendo o comportamento de meus colegas de sala aceitando tudo calado, ou, é um tal de quererem levar vantagem em coisas banais, faltando caráter e vergonha na cara. Desculpe o desabafo, mas é assim que a maioria das pessoas vem agindo. Um abraço. Lourdes

Unknown disse...

Oi Marcos!!!
Na verdade quem tem que dizer obrigado somos nós, que temos esse espaço onde podemos ler opiniões, reflexões, questionamentos, desabafos, xingamentos e até conselhos! Eu adoro entrar aqui (faço isso todos os dias.. rs) e me deparar com seus textos. Gosto do seu jeito de dissertar sobre os mais diversos assuntos. É isso aí.. não viemos aqui só para diversão não! Temos que questionar sim!!! Você está mais que certo!!
Saudades de você, viu?! Eu e o Serginho vamos almoçar em Lagoa Santa domingo. E você, quando vai aparecer? Some não! Bjos. Renata